Shein: a gigante da moda rápida que esconde segredos sombrios

Shein e seus crimesA Shein, uma marca de fast-fashion virtual fundada em 2008, vem se tornando cada vez mais popular e está se expandindo para outros mercados, como papelaria, beleza, acessórios, casa e até produtos para animais.

Os e-commerce têm visto sua popularidade e capital aumentarem à medida que as pessoas aderiram progressivamente ao comércio eletrônico, e a Shein se tornou a favorita para quem quer repaginar seu guarda-roupa.

No entanto, o sucesso da marca levanta questões sobre as condições de trabalho nas fábricas que produzem suas roupas e o impacto ambiental. A Shein é considerada uma marca de moda extremamente rápida, pois usa algoritmos e tecnologia para identificar tendências e produzir roupas em um curto período de tempo.

No entanto, a Shein pode esconder processos que violam direitos humanos, propriedade intelectual e meio ambiente por trás desse grande sucesso. Além disso, a marca foi alvo de uma forte campanha na França recentemente por práticas comerciais desleais e violação de normas de proteção ao consumidor.

Este artigo examinará os problemas globais enfrentados pela Shein e as possíveis consequências para a marca.

Taxação no Brasil

A clientela brasileira ficou insatisfeita após uma taxa da Shein em 2021. Em 2008, a marca virtual de fast-fashion começou a ganhar popularidade e agora está se expandindo para mercados semelhantes, como papelaria, beleza, acessórios, casa e até produtos para animais.

Os e-commerce têm visto sua popularidade e capital aumentarem à medida que as pessoas aderiram progressivamente ao comércio eletrônico, e a Shein se tornou a favorita para quem quer repaginar seu guarda-roupa.

Impacto ambiental

Uma das principais causas dos resíduos gerados pela indústria têxtil é o modelo fast-fashion, que exige um ciclo constante e rápido de produção, consumo e descarte de uma peça de roupa.

O bairro Bom Retiro, em São Paulo, é conhecido por ter centenas de lojas de roupas, bem como pequenas fábricas e ateliês, mas nem sempre as condições são as melhores. A Shein também é conhecida como uma marca de moda extremamente rápida, pois usa algoritmos e tecnologia para detectar tendências e produzir roupas em um curto período de tempo.

Por outro lado, preocupações sobre a sustentabilidade de seus processos também têm afetado a marca, pois a produção em massa pode ser prejudicial ao meio ambiente. A qualidade das roupas também é questionada porque são frequentemente feitas com materiais de baixo custo.

Crescimento vertiginoso

Impacto ambientalA rápida expansão da Shein para se tornar uma das principais marcas de fast-fashion do mundo tem levantado dúvidas sobre as condições de trabalho nas fábricas onde as roupas da marca são fabricadas.

A Shein é considerada uma marca de moda extremamente rápida, pois usa algoritmos e tecnologia para identificar tendências e produzir roupas em um curto período de tempo. No entanto, a Shein pode esconder processos que violam direitos humanos, propriedade intelectual e meio ambiente por trás desse grande sucesso.

Outras marcas de fast fashion, como a Zara, tiveram que mudar depois que foram divulgadas denúncias de condições de trabalho horríveis por funcionários de empresas terceirizadas com as quais a marca trabalhava.

As roupas são consideradas descartáveis porque são feitas tão rapidamente que são consideradas ultra-fast-fashion. Isso é um problema para o mundo da moda sustentável porque é considerado um problema.

Embora a Shein esteja ganhando espaço no mercado e ganhando popularidade, seu crescimento vertiginoso tem levantado dúvidas sobre as condições de trabalho nas fábricas onde são fabricadas suas roupas.

Campanha na França

A Shein foi alvo de uma campanha intensa na França recentemente devido an acusações de práticas comerciais desleais e violação das leis de proteção ao consumidor.

A França tem apoiado a moda rápida e combate o desperdício e a produção excessiva de roupas. A Shein, conhecida por suas roupas baratas, pode não seguir as leis francesas de proteção ao consumidor.

Vamos ver como isso se desenrola nos próximos meses. O certo é que a marca deverá enfrentar mais sanções no futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *