Como montar uma loja de 1 real

Como montar uma loja de 1 real

Você está pensando em abrir um novo negócio, lembrou daquela loja de utilidade com diversos produtos com preços atrativos? Aqui vamos mostrar como montar uma loja de 1 real. Essa modalidade de comércio ganhou espaço entre diversas classes sociais, exatamente devido a sua variedade de produtos e preços atrativos.

Para ter uma ideia de como iniciar o seu novo negócio, vamos analisar sobre o conceito dessas lojas. Normalmente, o nome “loja de 1 real” é um apelo comercial, ou seja, indica que os produtos daquele local são de baixo preço.

Contudo, os produtos não necessariamente serão todos de 1 real, nessas lojas existem uma diversidade de preços, do mesmo modo que existe uma grande diversidade de produtos. No entanto, os preços não podem fugir da característica de “oferta de mercadoria barata”!

Qual o público da loja de 1 real?

O seguimento do comércio de baixo custo anteriormente tinha foco apenas para as pessoas de baixa renda. Atualmente, esse mercado também alcançou as classes médias.

Esse novo público se rendeu as grandes variedades de produtos e praticidade. Afina, você consegue encontrar praticamente tudo nessas lojas. Ainda mais, a procura por preços baixos acabaram ganhando espaço na cultura dos brasileiros em diferentes classes sociais.

Com isso, a opção de uma loja de 1 real passa a ser mais atrativa para o empreendedor. Sendo assim, tenha em mente que existem diversos processos para ser analisados e algumas burocracias para pode abrir sua lojinha de 1 real de sucesso. 

Agora, separamos como você pode montar sua loja de 1 real em alguns paços, veja a seguir!

Quais documentos necessários para abrir minha loja?

Primeiramente saiba que no Brasil, existe uma série de exigências ficais e registros que devem ser realizados antes da abertura de um novo negócio. Sendo assim, prepare-se para dispor de um pouco de tempo e dinheiro. Afinal, esses documentos possuem taxas.

Antes da abertura de um novo negócio, faça uma consulta com um contador, ele irá te direcionar de forma que não tenha retrabalho e fique completamente regular para abrir a sua loja. Confira as certidões necessárias:

  1. Registro na Junta Comercial – A junta comercial é o órgão do governo responsável por armazenar os registros de atividades ligadas as empresas.
  1. Registro na Secretária da Fazenda – A secretaria da fazendo ou SEFAZ, é o órgão responsável pela fiscalização da arrecadação de impostos e controles contábeis de recursos públicos de cada Estado.
  1. Registro na Secretária da Receita Federal – Esse órgão é responsável pelo cadastro nacional da sua empresa (Pessoa jurídica)
  1. Registro na Prefeitura do Município – É o cadastro do contribuinte na prefeitura. Esse cadastro tem relação direta com o ISS (imposto sobre serviço)
  1. Alvará de Funcionamento – Talvez o mais importante, é o documento que comprova que a empresa está apta e autorizada para exercer as atividades de negócio no local.
  1. Registro no INSS – Para profissionais autônomos sem CNPJ
  1. Registro no Sindicato Patronal – Esse é responsável por negociar com sindicato dos empregados, coletivas de dissídio etc. Além disso, também facilita nas ações judiciais

 Além disso, o estabelecimento precisa estar por dentro das diretrizes do código de defesa do consumidor. Realize uma consulta no PROCON para saber mais.

Como definir a localização?

Como encontrar distribuidores

Bom, após ficar por dentro de todas as documentações que precisa para abrir sua loja. Antes de iniciar as papeladas, necessita encontrar o ponto que irá abrir sua loja de 1 real.

A escolha do ponto, depende de fatores estratégicos, existem uma técnica de marketing chamada “Marketing Geográfico”. Essa técnica explora bem os estudos do cotidiano das pessoas locais, e criar uma estratégia de abertura que gera bons lucros, afinal esse é o intuito de abrir o negócio.

Primordialmente, você deve definir o orçamento para a locação do espaço. Além de definir o tamanho desejado, recomenda-se inicialmente para esse seguimento de 50m² a 100m².  

Então, após definir o orçamento, deverá colocar em sua estratégia locais que combinem boa localização com o preço estabelecido. Os locais próximos a estabelecimentos comerciais, bancos e lotéricas são os melhores pontos.

Sabemos que a relação, bom ponto e valor baixo é algo complicado de encontrar. Para isso existem algumas opções:

  • Escolha um local na região central, porém com um espaço menor. Nesse sentido, tome cuidado, as pessoas evitam entrar em lugares muito apertados
  • Ou, alugar um espaço maior mais afastado da zona central, nesse caso a economia gerada deve ser convertida em marketing e comunicação.

Como encontrar distribuidores?

Em uma loja de 1 real, os preços dos produtos necessitam ser baixos para mantê-lo atrativo. De forma que para manter os lucros, deverá contar com distribuidores de atacado.

Antes de sair comprando, realize pesquisas de mercado. Além de buscar distribuidores, tenha uma lista com ao menos 5 distribuidores de atacado que se destaquem por variedade, preço e qualidade.

Dicas para ter sucesso na sua loja de 1 real.

Agora, que já temos ideia de como iniciar o negócio vamos a algumas dicas excelentes para seu negócio dar certo.

  1. Invista em marketing, redes sociais, blogs, sites. Divulgue seu negócio nas mídias digitais e locais. Faça um diferencial e pessoas de outros lugares irão visitar a sua cidade para te procurar.
  2. Estude seus clientes, após um tempo de operação análise quais produtos seus clientes mais procuram. Faça campanha e ofertas com esses produtos. AH! Mantenha eles próximo ao atendimento.
  1. A organização é tudo em uma loja de artigos diversos, mantenha as prateleiras arrumadas, os produtos categorizados e os preços visíveis. Pense na circulação das pessoas e não deixe espaços apertados. Clientes irão evitar entrar em sua loja devido à falta de organização.
  1. Mantenha um bom ambiente em sua loja, música em som ambiente faz os clientes ficarem mais tempo, boa iluminação e bom atendimento. O melhor modo de divulgação certo e gratuito é um cliente satisfeito.
  1. Tenha um controle financeiro. Invista em tecnologia para seu negócio. Um sistema de gerenciamento de estoque, ponto de venda e controle financeiro. Os relatórios gerados por essas ferramentas possibilitarão um melhor gerenciamento do seu negócio.

 Agora, conte para nós, gostou dessas dicas? Com essas informações poderá começar a estruturar sua ideia de abrir uma loja de 1 real em sua cidade. Sucesso e bons negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *