Quer saber como acessar o portal MEI? Então fique por aqui, nesse artigo iremos te mostrar como acessar o portal. Além disso, você terá muito mais informações a respeito do MEI. Vamos lá!
Primeiramente, microempreendedores individuais podem usar uma variedade de soluções financeiras para ajudar sua empresa a crescer veja a seguir:
- Conta corporativa da qual você pode transferir fundos
- Máquinas de débito e crédito para promover vendas de produtos ou fornecer serviços
- Contas a receber esperadas, você receberá o valor das vendas a crédito em dinheiro
- Cartão comercial de crédito ou débito
- Crédito para compra de bens, insumos ou matérias-primas
- Crédito para compra de máquinas, equipamentos, móveis ou equipamentos de produção
- Reputação expande negócios
- Crédito para compra de automóveis, motocicletas etc.
- Seguro para proteger sua empresa ou família
- Valor do investimento
Contudo, com o CREDMEI, o acesso a essas soluções fica mais fácil. O plano permite que os empresários enviem eletronicamente solicitações de produtos e serviços financeiros a instituições financeiras aprovadas.
Portanto, para acessar o CREDMEI, você terá que entrar na conta gov.br em seguida, clique no botão acessar CREDMEI.
Após, isso tenha em mãos os documentos de identificação, comprovante de residência e declaração anual simplificada (DASN-SIMEI). Você precisará adicionar cópias desses documentos ao seu aplicativo.
Dessa forma, você acessará o portal MEI para consultar o que precisar para sua empresa. Como citamos acima.
Posso ser MEI?
Agora, que sabe como acessar o portal MEI, veja quem pode se tornar um MEI.
Primeiramente, para se qualificar para o MEI, você precisa atender a algumas condições:
- Ganhe até R$81.000 por ano;
- Não pode se tornar um parceiro, administrador ou proprietário de outra empresa;
- Não mais do que 1 funcionário é contratado;
- Desempenhar uma das mais de 400 atividades econômicas permitidas pela MEI (veja a lista completa).
Sendo assim, por outro lado, não pode ser MEI:
- Menores de 18 anos ou menores de 16 anos;
- Estrangeiros sem visto permanente;
- Pensionistas e funcionários públicos;
Profissionais como médicos, psicólogos, advogados, arquitetos, jornalistas e economistas que tenham atividades regulamentadas por órgãos profissionais específicos por serem considerados autônomos e não exercerem atividades comerciais.
Os trabalhadores da CLT podem abrir MEIs para exercer atividades paralelas, mas se forem demitidos sem motivo, não poderão obter seguro-desemprego.
Como abrir um MEI?
Antes de tudo, caso tenha caído de paraquedas nesse artigo e não sabe como abrir um MEI. Veja todo o processo para você futuro microempreendedor abrir o seu MEI. Vamos lá?
Se você atende às regras acima e deseja aprender como abrir um MEI, todo o processo é online e gratuito:
- Estudar a viabilidade do empreendimento;
- Cadastre-se no portal de serviços do governo;
- Abra o seu MEI no portal do empreendedor;
- Verifique os procedimentos necessários para a emissão de notas fiscais.
Verifique os seguintes detalhes passo a passo:
Veja a viabilidade do negócio
Primeiramente, o primeiro passo para abrir um MEI é verificar a viabilidade da atividade em sua cidade ou comunidade.
Por exemplo, na cidade de São Paulo, certas atividades são proibidas, como a produção de fogos de artifício e serviços de mototáxi, enquanto certas atividades não podem ser realizadas em determinadas áreas.
Portanto, se o esporte que se deseja praticar é permitido na cidade e no bairro onde será realizado, consulte a prefeitura ou, no caso do Distrito Federal, a prefeitura.
Faça seu cadastro no portal de serviços do governo
Sendo assim, após comprovada a viabilidade da campanha, crie uma conta de acesso no portal de atendimento do governo. Aqueles que já se registraram podem pular para a etapa 3.
Para criar uma conta, basta selecionar uma das opções disponíveis no portal, como o aplicativo meu gov.br ou utilizar seus dados pessoais. Verifique cada opção passo a passo.
Entre no portal do empreendedor para abrir o MEI
assim, que criar sua conta, a seguir entre no portal do empreendedor para abrir o MEI. O processo é totalmente gratuito, online e leva alguns minutos para ser concluído.
Veja os procedimentos para emitir nota fiscal
Contudo, um problema que pode surgir após a abertura do MEI é a necessidade de emissão de uma nota fiscal. Basicamente, isso só é obrigatório quando microempreendedores individuais vendem produtos ou serviços para a empresa.
Portanto, não há necessidade de emissão de nota fiscal de produtos ou serviços vendidos a pessoas físicas.
Porém, caso seja necessária a emissão de documentos, certifique-se de verificar os procedimentos necessários com a Secretaria de Fazenda do Estado ou Municipal.
Por fim, veja a seguir como abrir MEI de forma gratuita.
Como abrir MEI grátis pela internet?
Primeiramente, você sabia que pode abrir MEI pela internet? Isso mesmo, nesse tópico iremos te mostrar como realizar a abertura do MEI pela internet. Ainda mais, com o que estamos passando atualmente, ter essa facilidade ajudará muitos empreendedores. Afinal, muitas pessoas procuram por facilidade no dia a dia e poder fazer a abertura do seu MEI sem sair de casa é uma delas.
Portando, para abrir o MEI, basta visitar o portal do empreendedor e clicar na opção “Formalizar-se”. Gratuitamente. Dessa forma, o site exigirá a conta que você criou na etapa anterior; em seguida, você deve incluir as informações da sua empresa, como o evento, o endereço onde o evento foi realizado, o nome do produto entre outros.
Após a finalização do cadastro, CNPJ, Comissão de Comércio e INSS serão cadastrados imediatamente. Sendo assim, a formalização pode ser comprovada por um documento, o Certificado de Condicionantes do Microempreendedor Individual (CCMEI), que é publicado na seção “Próximas etapas” ao final do processo de cadastramento.
O CCMEI também possui cláusulas científicas e de responsabilidade que isentam licenças e licenças de operação, e autoriza a MEI a exercer as atividades imediatamente.
Sendo assim, é por esta razão que não há necessidade de assinar quaisquer documentos ou enviar documentos e cópias. Tudo é feito pela Internet.
Dessa forma, mesmo que não possua licença de funcionamento ou autorização para iniciar atividades, a MEI deve cumprir todos os requisitos legais para o seu funcionamento.
Portanto, os empresários devem aceitar inspeções relacionadas a questões trabalhistas, de saúde, meio ambiente, medição, segurança contra incêndio e uso do solo e questões ocupacionais.
Além disso, a Secretaria da Fazenda Federal, a Fazenda Estadual e a Fazenda Municipal também podem fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias.
Como consultar o MEI pelo CPF?
Antes de tudo, você sabia que é possível consultar o seu MEI através do CPF? Isso mesmo, veja a seguir como.
Primeiramente, precisa consultar informações importantes sobre a empresa, mas não lembra do CNPJ? Agora, que está ciente de como realizar a consulta do MEI através do CPF de microempreendedor, veja a seguir passo a passo para fazer o processo.
Após o envio dos dados, suas credenciais MEI aparecerão na tela com as seguintes informações:
- Nome da empresa: nome da empresa;
- Nome fantasia: o nome escolhido pelo empresário para sua empresa;
- Capital social: montante investido na abertura da empresa;
- Dados do empreendedor: nome, RG, UF, órgão emissor e caixa de previdência;
- Situação da empresa: se a empresa está ativa, suspensa ou cancelada;
- Endereço: local de atuação da MEI;
- Atividades: A empresa está autorizada a exercer os direitos (CNAE).
Sendo assim, vale ressaltar que não há custo adicional de emissão do certificado CCMEI. Além disso, você pode baixar o documento em formato PDF para impressão.
Consulta de comprovante de MEI
Agora, que você já sabe como acessar o portal MEI, veja como realizar a consulta do comprovante do MEI.
Contudo, todos os MEIs registrados no país devem ter um certificado que comprove seu registro. Este certificado é denominado CCMEI e pode ser utilizado como documento para comprovar a situação da empresa e como licença comercial.
Portanto, este documento contém informações muito importantes sobre o negócio, principalmente a situação do MEI, ou seja, a comprovação de que sua empresa é aberta e cumpre a legislação tributária.
Conclusão
Contudo, você microempreendedor, está mais que por dentro de todo o processo para acessar o portal para MEI. Além disso, se você ainda está se familiarizando com esse meio de microempreendedor individual espero que esse artigo tenha te ajudado. Afinal, mostramos como você pode criar uma conta MEI de forma totalmente gratuita.
Por fim, nos conte como esse artigo tirou suas dúvidas de como realizar esses procedimentos que foram citados acima. Até a próxima!