Quem não se lembra da chegada do QR code? Aposto que assim como eu o QR code parecia algo sem sentido e complexo demais.
Por que irimaos querer usar aquilo? Não fazia muito sentido e aparentemente só iria mesmo servir para alguns processos da indústria e comércio, ou seja, para a maioria das pessoas o QR code não ia ser algo tão presente no dia a dia.
Além disso, ainda havia algumas barreiras, muitos não sabiam como ler o QR code usando o celular, e ainda tinha muito gente que tinha pouca internet disponível para usar. Porém para surpresa de todos, o QR code se tornou uma tecnologia amplamente utilizada e presente em nosso cotidiano.
Podemos especular diversos motivos pelo fortalecimento do uso desses códigos no nosso dia a adia, mas de todos os fatores o principal foi a pandemia.
O QR code se mostrou muito eficiente durante este período simplesmente pelo fato que a evita aproximação de pessoas. O QR code permite o pagamento, ou seja, usando a vinculçaºão de tecnologias bancarias com o QR code, não precisamos digitar em máquinas de lojas, evitando assim a ploriferação de doenças.
Outro fator importante, principalmente para os Brasileiros foi o PIX. Ele permitiu que pudéssemos enviar dinheiro usando o QR code. Pesquisas apontam que em março de 2020 35% dos brasileiros já haviam feito um pagamento utilizando o QR code, e um ano depois esse número quse dobrou, chegando a 53% do população adulta.
Essa tendência não ocrre apenas no Brasil, trata-se de um grande movimento mundial que cresce diariamente. E não vamos parar tão cedo pois, de acorod com o Business development Bank of Canada, até 2025 os consumidores que vão utilizar o QR code podem ultrapassar a marca de 2,2 bilhões de usuários em todo mundo.
Como funciona o QR code?
O Quick Response Code, ou mais conhecindo como QR code, foi desenvolvido em 1994 para a indústria automotiva, o QR code tinha como objetivo otimizar processor na identificação de peças.
Isso comoça no Japão na montadora Denso Wave. Após alguns anos o QR code começou a ganhar outras funcionalidades e depois de 2020 veio uma verdadeira explosão com ajuda de outras empresas aderindo aos códigos QR.
Após esse desenvolvimento o Q começou a ser usado largmente em cardápios e catálogos em restaurantes e lojas de departamentos e a grande vantagem é que o lojista pode posicionar o QR code em toda loja de forma estratégica.
Isso acaba sendo uma enorme vantagem, pois pode ser aplicado para agiliar a informação entre a loja e o consumidor de uma forma simples e fácil.
Antes o consumidor teria que procurar ou esperar um funcionário para tirar a dúvida, por vezes até desitia da compra e saia da loja sem consumir nada.
Veja como a agilidade de informação pode ser últi para garantir um bom atendimento, aumentando as vendas e a satisfação do usuário.
Existem inúmeras formas de usar o QR code, pode-se como um simples exemplo, levar seu consumidor até uma página de atendimento onde ele possa fazer uma avaliação do produto ou serviço.
Pode levar ele para fazer isso numa página específica do site, ou até mesmo no Google meu negócio, ou outras redes sociais gerando mais engajamento e boas avaliaçãoes, isso é claro se sua empresa de fato tem bos serviços e produtos, caso contrário pode ser um tiro no pé e o melhor é mudar a estratégia.
Aqueles que não possuem uma maquininha de pagamento, pode usar o QR code como uma possibilidade para pagamento estático e deixar ele por toda loja.
As possibilidades são muitas, isso sem contar na sensação de confiança. Imagine uma pessoa que não tem muita intimidade com a tecnologia, até essa pessoa acessar um link, colocar suas informaçãoe de cartão de crédito no chekout da loja e dar ok, passa muita coisa na cabeça dela.
Com o QR code isso muda totalmente de cenário, o QR code tem o poder de ler toda essa informação de pagamento e indo diretamente para o local certo, o usuário sente um conforto enorme facilitando toda compra e reduzindo a quase zero a aderência.
Com isso, podemos entender por que que o QR code saiu de uma experiência complexa e de alta aderência para uma grande solução com inúmeras possibilidades para o comerciante e para os consumidores, agilizando processos ou oferecer informações úteis ao cliente de forma rápida e simples.