Como a queda de braço entre Lula e o Banco central pode afetar sua vida

queda de braço entre lula e banco centralO que é Inflação?

O principal instrumento do Banco central para controlar a inflação é a taxa SELIC. Vale lembrar que a mesma é medida pelo ìndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E desde de o ano passado a inflação vem subindo devido a alta de preços de alimentos e outros materiais de primeira necessidade. 

O índice se encerra no ano anterior com a meta acima do teto. O CMN já fixou a meta para 3,5% com uma margem de tolerância de 1.5 ponto percentual. Nesse caso o IPCA não pode ficar abaixo de 2% e nem acima de 5%. No primeiro ano do governo Lula a meta fica em 3,25% com a mesma margem de 1.5 por cento. 

No fim de dezembro do ano de 2022, a estimativa do BC era que o IPCA não ficaria acima dos 5%, no entanto, a projeção poderá ser melhor analisada no relatório que será divulgado em Março. 

A verdade é que as projeções para o ano não são otimistas. O boletim focus, através de uma pesquisa semanal realizada com institutos e empresas do setor financeiros alertaram que a inflação deverá ficar em 5,74%. Vale lembrar que apenas 30 dias atrás a estimativa era de 5,31%. 

O que esperar para 2023 no mercado de perfumes? 

O copom recentemente divulgou que os juros podem ficar mais altos além do que era previsto, e possivelmente devem ocorrer novas altas de inflação caso a meta não seja alcançada. Além disso o orgão informou que deseja alcançar a inflação para o objetivo desejado até 2024. 

Devido a alta recente da inflação, o Banco central não alterou os juros. O comitê manteve a taxa SELIC por unanimidade nos 13,75% ao ano. Essa informação era aguardada por todo mercado financeiro. 

Eles dizem que vão seguir observando com atenção para verificar se a estratégia de de corrigir a taxa básica de jutos por um períodos maior em comparação ao cenário anterior vai ser capaz de garantir a meta de inflação. 

O órgão ainda reforça que irá reforçar até que tudo se acalme não só no processo de queda da inflação como na ancoragem das expectativas ao redor das metas, isso tem mostrado-se bastante ruim no que se refere aos longos prazos. 

Desde janeiro de 2017 que a taxa vem crescendo, o qual era 13,75% ao ano. Isso foi a 4 vez que o BC decide não mexer na taxa de jutos, e com isso ela vem permanecendo estável desde agosto. A algum tempo que o BC vem mudando a taxa SELIC, que ocorreu 12 vezes consecutivas, isso foi dentro de um período onde havia alta de preços de de energia e combustíveis e dos alimentos. 

Comprar dinheiro vai ficar mais caro 

Juros mais altos não são um bom sinal para a economia com a alta dos jutos o crédito fica mais caro e desestimula a produção e o consumo, além de dificultar a recuperação econômica, para termos uma ideia, o boletim Focus previa uma aumento do PIB para 1%, devido as atuais expectativas essa estimativa desceu 0,2%. 

 

Quando os juros básicos são menores o cenário muda completamente, a produção e o consumo são incentivados, por outro lado enfraquece o controle da inflação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *