Quem nunca passou pela situação constrangedora de ter que cobrar alguém, não é mesmo? Seja uma pessoa próxima ou um desconhecido, cobrar nunca é uma situação agradável. Porém, neste artigo, nós iremos te ajudar a fazer isso de uma maneira mais leve e menos embaraçosa. Vamos ver as dicas? Continue a leitura!
Relembre a pessoa que existe a dívida
É fato que em situações de cobrança e pagamento, por vezes há alguém tentando tirar vantagem e prorrogar a dívida para mais a frente. No entanto, nem sempre é o que acontece, por isso a necessidade de lembrar a pessoa sobre a dívida que ela adquiriu. Pode ser que ela não se recorde, ou não tenha anotado e, nesse caso, uma simples mensagem será o suficiente para receber seu dinheiro.
Mande a mensagem pelo WhatsApp
Que o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares não é novidade para ninguém, mas você sabia que ele também pode ser utilizado quando você precisar fazer as suas cobranças? A ferramenta já vem sendo utilizada para esse fim e pode auxiliar e muito você a receber o que deve. Inclusive, o aplicativo recebeu há pouco uma atualização em que é possível fazer pagamentos por lá, o que facilita muito a comunicação entre devedor e recebedor. Muito legal, não é?
A mensagem pelo WhatsApp pode ser bastante eficaz, pois é pouco provável, hoje, encontrar alguém que não tem acesso a um celular com redes sociais, certo? O mais bacana de tudo isso é que a segurança das mensagens é garantida pela criptografia.
Além disso, ao se utilizar da ferramenta você, certamente, irá diminuir os custos com as ligações ou com deslocamentos para fazer a cobrança. É um meio de comunicação eficiente e que lhe proporcionará mais rapidez e agilidade na hora de fazer e cobrar pagamentos e com segurança.
Dicas de mensagens
Para que você tenha ainda mais êxito, separamos algumas dicas de mensagens que pode utilizar ao fazer a cobrança:
Seja educado
É estritamente necessário antes de qualquer coisa que você seja demasiadamente educado. Do contrário, é pouco provável que irá conseguir receber dinheiro do inadimplente que não irá gostar em nada da maneira como resolveu abordá-lo. Ele provavelmente ficará com raiva e não pagará o que deve.
Além disso, quando se trata de uma relação entre sua marca e seu cliente, por exemplo, sabe-se que a confiança e a lealdade do cliente se conquistam, assim como a sua simpatia, e isso também é válido na hora de cobrá-lo.
Ser educado não significa tratar a pessoa como íntima
Cuidado para não exagerar demais na informalidade e desagradar o seu cliente/ou devedor. Seja cauteloso com as palavras, principalmente se for dono de um negócio, é preciso postura, pois a mensagem refletirá a sua marca. Assim, também não se corre o risco de que haja nenhum mal entendido por parte de quem irá ler a mensagem.
Atenção também aos desvios gramaticais da Língua Portuguesa. Ninguém deseja comprar de um estabelecimento com erros grotescos de nosso idioma, sempre se certifique e leia novamente a mensagem antes de enviá-la. Você também pode pedir para alguém ler antes e buscar os erros que você não está enxergando. Isso certamente o ajudará!
Diga quem é você e certifique-se de que o destinatário da mensagem está correto
É válido na hora de mandar a mensagem dizer quem é você e também certificar-se de que está falando com a pessoa correta, pode ser que a pessoa tenha mudado de número, por exemplo. Logo, não faz mal ter esse cuidado.
Não se esqueça também de antes de fazer a cobrança em si, perguntar se a pessoa está bem. Em seguida, e só a partir daí é que você deve revelar o motivo do seu contato ou da sua mensagem. Pergunte se a pessoa está ciente de que deve e qual a quantia.
Pense que é muito provável que os dois desejam resolver a situação do pagamento
Caso o devedor não o responda de imediato, não se desespere. Pode ser que ele esteja ocupado, trabalhando, ou mesmo no trânsito e não consiga responder a sua mensagem. Comece pela prerrogativa de tanto você, cobrador, como ele, devedor, desejam resolver a situação da dívida e isso será vantajoso para ambos. Por isso, haja com tranquilidade antes de enviar mensagens demais.
Deixe a pessoa a vontade descrevendo a data da compra e seus detalhes
Quando se trata de uma venda fiada, por exemplo, é provável que a pessoa não se lembre ao certo de quanto é a quantia que deve, ou mesmo não se recorde os detalhes da compra que realizou. Por isso, cabe a você deixá-la o mais à vontade possível respondendo as suas dúvidas, ou até, se necessário, mandando a foto da sua notinha e/ou controle da compra. Isso trará credibilidade e ajudará o devedor a lembrar-se do dia que adquiriu a dívida. Justo, não é mesmo?
Proponha mais de uma forma de pagamento
Mesmo com todas as dicas anteriores, se o orçamento do devedor estiver apertado, pode ser que você não receba de imediato o que lhe é de direito. No entanto, cabe a você propor soluções para resolver isso e conseguir receber. Se preciso for, parcele a compra, ou amplie o prazo anteriormente estabelecido para o pagamento. Antes receber aos poucos do que não ganhar nada, não é verdade?
Certifique-se de que a conta realmente não está paga
Antes de enviar uma mensagem de cobrança, certifique-se de que realmente a dívida não foi quitada. Nada mais chato e constrangedor do que cobrar uma pessoa que nada lhe deve, não é mesmo? Por isso, mantenha seu controle e planilhas sempre atualizados e prontos para serem consultados. Além de o auxiliar na hora de realizar as cobranças, certamente será um benefício para a saúde financeira da sua empresa e/ou negócio. Organize-se e esteja sempre atento!
E aí, gostou das nossas dicas? Vai usá-las de agora em diante? Conta para a gente o que achou do artigo nos comentários.