Procurando uma maneira de ganhar dinheiro com a sua própria empresa? Já pensou em montar um salão de festas infantil? Neste artigo, separamos para você o passo a passo de como abrir essa sugestão de negócio, custos e benefícios. Quer saber mais? Confira!
Como montar uma casa de festas para crianças?
Montar um salão de festas infantil, sem dúvida, pode apresentar-se como um negócio muito lucrativo. Todavia, engana-se quem pensa que é um modelo de empresa simples. Muitos são os detalhes em que o empreendedor deve estar atento: as comidas e as bebidas a serem servidas durante os eventos, a decoração, as atrações, os doces e os demais detalhes como as lembranças a serem oferecidas aos convidados.
Por isso, criamos este artigo com o objetivo de ajudá-lo para que você consiga tirar este empreendimento do papel. Pegue papel e caneta e anote o passo a passo, todos eles são muito importantes na execução do projeto. Vamos lá? Continue a leitura!
Salão de festas infantil – Qual a melhor localização?
A localização, certamente, será um dos pontos chave do seu negócio. É fundamental que o seu salão de festas esteja bem localizado, com muita segurança, além de ampla metragem (inclusive com lugar para estacionamento). Esses elementos contam muito para os clientes alugarem o espaço.
Outro fator relevante é observar a comunidade e a vizinhança. O salão tem que estar localizado de modo que não incomode os vizinhos, ou o pessoal das redondezas. Caso não consiga encontrar um salão bem localizado, sem que haja incômodo por parte dos moradores, o mais indicado é investir em isolamento acústico. Isso, futuramente, irá lhe livrar de problemas.
Posso terceirizar alguns serviços? Quais cuidados?
A resposta é sim! Você pode terceirizar serviços desde que esteja atento na hora de escolher os seus fornecedores. Como são muitas as atividades e os detalhes de uma festa infantil, é provável que você necessite de colaboradores, nesse sentido a melhor saída é buscar por fornecedores com o intuito de realizar parcerias a longo prazo.
Busque fornecedores organizados, que sejam capazes de cumprir prazos e não te deixem na mão, se indicado for, melhor ainda. O ideal é que você tenha pelo menos dois fornecedores de cada segmento, assim caso houver algum problema com um deles, você poderá pedir os serviços do outro.
Devo divulgar o meu salão de festas? Qual o melhor lugar?
Sem sombra de dúvida! Os clientes desse novo mercado digital estão cada vez mais exigentes. É comum que ao procurarem um serviço, busque indicações de pessoas próximas, avaliações na internet, reputação da empresa e todos os comentários de quem já contratou a prestação de serviços.
Por isso, quanto mais se dedicar no início, mais vantajoso será para você e o seu negócio. Quando contratamos um serviço e ficamos satisfeitos, espera-se que indiquemos esse serviço a pessoas que conhecemos, logo, fazer um bom trabalho é uma excelente maneira de ganhar clientes.
Depois de pronto, aposte em fotos dos eventos e do seu espaço, que devem ser bem iluminadas e gerar desejo por parte de quem está procurando um espaço para fazer eventos. A construção do lugar e o capricho na decoração também contam muito nesse momento.
Invista em divulgação: pense em estratégias de marketing e vendas. Quem será o seu público alvo e o que deve fazer para atingi-lo? Você deve ser a solução para a dor desse público.
Abra páginas no Facebook, Instagram e divulgue muito o seu trabalho. Crie anúncios patrocinados e busque colaboradores que possam te auxiliar com a produção de conteúdo de qualidade para as suas redes. Isso gera engajamento e interesse do público, assim mais chances de novos clientes chegarem até você e conhecerem o seu trabalho e espaço.
Quais os custos de um salão de festas infantil?
O investimento inicial pode ser um pouco salgado para quem não faz muita ideia de quanto será preciso para começar o negócio, gira em torno de R$ 200 mil reais com possibilidades de custos adicionais.
Como citado anteriormente, muitos são os detalhes para garantir um lugar espaçoso e aconchegante, que seja capaz de comportar os eventos infantis, como a divisão do espaço por idade: bebês, crianças e adolescentes. Não há como deixar de mencionar também a necessidade de investir em aparelhos que garantam a diversão da criançada e os animadores de festas.
As despesas fixas, contratação de colaboradores e a manutenção do espaço também devem entrar na conta mensal do seu estabelecimento. A boa notícia é que apesar da necessidade de promoção de todos esses investimentos, os lucros podem ser bastante vantajosos. Contudo, os primeiros meses devem ser os mais desafiadores e exigirá de você empreendedor, uma reserva emergencial a fim de cobrir os custos iniciais.
Não se esqueça que todo negócio, exige burocracia
Há uma série de exigências legais para colocar o seu empreendimento em funcionamento. Alvará de funcionamento, CNPJ da empresa, registro no Corpo de Bombeiros, além de todos os contratos que deverão ser firmados entre você e o seu cliente. Nessa perspectiva, pensar na ajuda de um advogado capaz de montar os termos e cláusulas do contrato é uma excelente ideia.
Faça pesquisas de mercado e conheça o seu público
Como todo o negócio em ascensão, para montar um salão de festas infantil exige-se planejamento. Faça pesquisas de mercado e busque identificar quais são as empresas mais reconhecidas no ramo. Pense e planeje de que modo o seu negócio pode ser um diferencial daquelas empresas que já estão inseridas no mercado.
Se você irá montar um salão de festas infantis, o seu público serão pais de classe média alta que têm interesse em promover um momento de lazer e comemoração aos filhos, por não possuírem muito espaço em casa.
Como você pode ser a solução para eles e quais serviços poderá oferecer? Busque personalizar o seu atendimento e fidelizar o cliente, pois além das possíveis indicações ao fidelizá-los, certamente a sua empresa será contratada mais de uma vez por eles, já que as crianças estão constantemente fazendo aniversários.
Nos primeiros anos de vida delas, os pais anseiam em promover eventos e os registros desse crescimento. E o seu negócio poderá ajudar!
E aí? Gostou das nossas dicas? Já sabe como montar um salão de festas infantil e aplicar todo o passo a passo? Conta para a gente aqui nos comentários o que achou e sorte no seu empreendimento!