Caso você receba muitos pedidos, bem como orçamento de cliente, este é um sinal claro de que as vendas estão indo muito bem, mas, por outro lado, indica que você pode estar com uma rotina um tanto estressante.
Até porque, com a sobrecarga de pedidos, nem sempre é possível manter organizado, por conta própria, todas demandas solicitadas. Isso costuma resultar em caos no negócio e na consequente insatisfação dos clientes.
Com isso, se você não organizar corretamente os pedidos dos seus clientes, não conseguirá obter o sucesso que deseja com a empresa em questão.
O ponto positivo é que a organização dos pedidos de seus cliente ocorre a partir dos pequenos detalhes e hábitos no dia a dia, então, mudanças pequenas farão toda a diferença nesse cenário.
Alguns exemplos são as respostas rápidas aos clientes, anotar prontamente o pedido e investir na utilização de software para a gestão de suas vendas.
Mas claro que você adotará as medidas que julgar mais necessárias para o melhor funcionamento do seu negócio.
Registre seus pedidos
Além de sempre incluir a data correta da compra, o conteúdo do que foi solicitado e o nome do seu consumidor, você pode colocar alguns detalhes sobre o pedido. No geral, quanto mais detalhes e informações você inserir nas anotações do pedido, melhor será no futuro para a empresa entender a sua trajetória e alcance.
Até porque, com esses dados em mãos, você pode planejar novas técnicas e conhecer quem é o seu cliente recorrente. Além disso, o ideal é que você informe esses detalhes em um arquivo, ou seja, envolvendo a tecnologia.
Não que o papel esteja ultrapassado, mas sim que com a automatização de certos processos você não corre o risco de perder nenhum dado.
Organize os pedidos de seus clientes por classes
A organização dos seus pedidos começa a partir da classificação que você dá a eles, então, o primeiro deles seria uma classe, por exemplo.
Cada pedido tem a sua particularidade, mas diversos pedidos juntos apresentam uma semelhança entre si, e é justamente nisso que você deve focar.
Ao organizar os seus pedidos por classes, você está tornando o tempo de entrega mais ágil, otimizando os seus processos.
Emita os pedidos dos clientes num dia específico
Dependendo do estilo de entregas que o seu estabelecimento realize, determine um dia específico para realizar todos os pedidos de uma só vez, levando em consideração o período que vai durar essa demora.
Não deixe os seus clientes esperando demais, mas também não saia no prejuízo. Encontre um dia em específico que deixe os dois lados satisfeitos com a decisão, isso porque nem sempre será possível fazer entregas todos os dias.
Outra dica nesse cenário é estar atento aos métodos e ao tempo de entrega, pois isso pode quebrar a relação de confiança que o seu cliente tem com a sua marca.
Informe seus clientes de todas as etapas possíveis
Os clientes gostam de se sentir seguros em relação à sua compra, e para conseguir isso você deve informá-los sobre todas as etapas possíveis.
Desde o momento de confecção dos produtos que você oferece até a embalagem deles você encontra conteúdo de valor para entregar aos seus clientes. Isso cria uma relação de confiança e segurança, fazendo com que as pessoas sempre retornem ao seu negócio.
Outra informação que você pode compartilhar com os seus clientes é o veículo utilizado para realizar a entrega, o que confere a manutenção da qualidade dos produtos que você está servindo.
Entrega sempre no dia marcado
Não ter profissionalismo e comprometimento faz com que a imagem do negócio fique “manchada”, afinal, não consegue cumprir com as responsabilidades que assume.
Por conta disso, vemos que a dica anterior de marcar as entregas em um dia específico faz total sentido, pois com essa dica você não correrá o risco de não cumprir com o acordado. Organize os seus pedidos para construir uma relação de confiança com os seus clientes, obtendo o sucesso que deseja.