O momento atual exigiu muito de todos nós, certo? As pessoas precisaram se reinventar buscando alternativas para ganhar dinheiro trabalhando no estilo home office, ou mesmo montando um negócio. E você? Já pensou em montar seu próprio negócio? Que tal uma lanchonete?
Se você faz parte das pessoas que por alguma razão estão em busca de abrir um negócio e gerar renda, você veio ao lugar certo. Neste artigo, você descobrirá como abrir uma lanchonete, desde a escolha do nicho até a fidelização do cliente. Curioso para ler? Então, vamos lá.
Escolha seu nicho
Como qualquer negócio, é fundamental que você determine com precisão qual será o seu nicho e quais produtos irá oferecer para consumo. Para isso, você precisará de muita pesquisa: é necessário entender as necessidades do mercado e ter em mente qual o perfil de seu cliente ideal. Isso não quer dizer que o cardápio da sua lanchonete tenha que ser restrito, porém é preciso que haja um direcionamento. Qual o seu diferencial? Quais as dores do consumidor que você pode solucionar? E de que modo o seu negócio pode ajudar? Tudo isso deve ser levado em consideração.
O nicho também precisa estar diretamente ligado às suas habilidades, ou de nada adiantará. Além disso, quando trabalhamos com algo de que gostamos, as chances de dar certo são infinitamente maiores. Quais são os seus pontos fortes? No que você é realmente bom? Qual a habilidade que todos costumam elogiar que você possui?
Conheça a sua clientela
Como citado anteriormente, é preciso conhecer e saber qual o seu cliente ideal. Isso te auxiliará no sentido de aproximá-lo do seu negócio. Sendo assim, pense em quem pode se sentir atraído pela prestação dos seus serviços.
Nesse sentido, estabeleça elementos como a localização desses possíveis clientes, a idade, o sexo, quanto ganham, em qual setor trabalham e como podem chegar até o seu negócio. Tudo isso deve ser registrado a fim de enriquecer a sua pesquisa e organizar a sua empresa.
Saber quem é o seu cliente o ajudará a fidelizá-lo, assim como pode evitar uma série de conflitos no relacionamento com a sua marca.
Pesquise os fornecedores
Os fornecedores são de suma importância para seu negócio. Eles influenciarão e muito no resultado final de sua prestação de serviços e/ou empresa. Quanto o fornecedor cobrará pelos produtos que você irá precisar? O preço refletirá diretamente em seu negócio, por isso há de se fazer muita pesquisa e realizar orçamentos distintos.
Outro fator relevante é o prazo. Imagine que um de seus fornecedores atrasou a entrega do seu pedido; isso, certamente, lhe prejudicará na produção do seu produto, cardápio e entrega aos clientes. Sendo assim, é fundamental pesquisar bem os fornecedores e ter mais de uma opção, se acontecer de outro faltar com os seus compromissos e prazos.
Caso você não tenha muitos recursos a princípio, há a possibilidade de angariar mercadoria através de consignação. Assim, você paga somente aqueles que usar, excelente oportunidade, principalmente no que diz respeito às bebidas.
Mais uma alternativa é procurar fornecedores que sejam parceiros do seu negócio. Eles investem algum dinheiro no seu negócio em troca de exclusividade em relação à utilização de seus produtos.
Comece pequeno, pense grande
Sabemos que abrir um negócio não é uma tarefa fácil, por isso é necessário bastante planejamento, estratégia e projeção dos gastos a serem realizados nessa empreitada. O mais importante, no entanto, é ter consciência dos riscos que de início você terá de assumir ao abrir sua loja.
Preservar uma reserva financeira para manter seus gastos nos primeiros meses da lanchonete até começar a possuir lucros é de suma importância. Sabe-se que leva um tempo para recuperar o que foi investido. Não esqueça também de colocar nessa conta os gastos fixos e o pagamento de funcionários.
Começar pequeno não significa que você não deva pensar grande e no crescimento da sua lanchonete. Por isso, lembre-se de sempre destinar parte de seus lucros para investir na sua marca e evoluir sempre. O mais importante é começar! Esperar a ocasião perfeita não irá tirar você do lugar e levá-lo aonde almeja. Comece devagar, mas não deixe de fazê-lo o quanto antes.
Faça promoções
Quem é que não gosta de promoções, não é verdade? Há muitas ideias que você pode utilizar no seu negócio e o Instagram pode ser um grande aliado nisso. Promova lives com descontos para aqueles que estiverem assistindo, por exemplo. Divulgue cupons de desconto através da rede social e presenteie seus clientes com brindes de acordo com determinada data, campanha e/ou quantidades de produtos.
Além dessas, há outras maneiras de chamar a atenção do seu cliente. Você pode oferecer 10% de desconto na primeira conta, ou ainda se utilizar de datas comemorativas como o Dia dos Namorados para um jantar a dois. Cupons de descontos por indicação de uma quantidade de amigos que consuma na sua lanchonete também são uma boa opção.
O mais importante no que diz respeito às promoções é não enganar o cliente de maneira alguma com promoções que em nada oferecem vantagens ao seu consumidor. Ao pensar em sua campanha, lembre-se de estabelecer propósitos claros a serem alcançados por você e sua equipe. Assim, será possível mensurar os resultados com mais precisão e ajustar os detalhes nas próximas vezes.
Fidelize
A fidelização é outra maneira de aproximar o cliente ainda mais da sua marca. Afinal, todos nós gostamos de nos sentirmos importantes, não é verdade? O atendimento, nesse sentido, é fundamental. Tanto no momento da venda de seu produto e/ou prestação de serviço, quanto no pós venda. Isso faz com que as pessoas voltem e, consequentemente, indiquem aos amigos.
Para fidelização, garanta benefícios ao cliente caso ele volte ou indique os seus serviços aos amigos. Cartão fidelidade, por exemplo, a cada 10 pedidos ganhe 1, ou ainda, a cada 5 indicações, ganhe um pedido. As possibilidades são infinitas.
E aí, gostou das nossas dicas? Já tem em mente como vai começar a sua lanchonete? Conta para gente nos comentários, vamos adorar saber!