O mercado atual está em constante mudança, mas isso não é uma novidade para quem está inserido em um cenário de vendas, por exemplo. Você já deve ter percebido como os clientes estão cada vez mais exigentes, e por isso, trouxemos dicas para conquistar novos clientes.
Existem muitos métodos para atrair clientes novos para a sua empresa ou empreendimento no geral, mas é preciso entender como se comporta esse público e de que forma você vai chegar a ele.
Diante desse cenário, os clientes estão com o poder em suas mãos, logo, antes de planejar como conquistar novos clientes, você precisa se aproximar da rede que já tem atualmente.
Inclusive, quando você cuida pessoalmente dos seus clientes, isso passa uma impressão de que você quer garantir a satisfação deles, bem como se certificar de que tudo está acontecendo de acordo com o esperado.
Ao fidelizar os clientes que você já tem, é possível conquistar novos, principalmente através de indicações. Então, vamos conferir algumas dicas de como você pode fazer isso.
Conhecer o seu público-alvo é o segredo
Se você deseja conquistar novos clientes, o primeiro passo é conhecê-los. Portanto, juntamente com a sua equipe, procure traçar um público-alvo e como ele se comporta, e demais características que o ajude a entender essas pessoas.
Dessa maneira, você deve ter ciência dos objetivos do seus clientes. Com essa informação em mãos, você vai vender aquilo que eles precisam, logo, não restam dúvidas sobre fechar essa compra.
Ao saber o que as pessoas precisam, você tem a possibilidade de oferecer justamente o que é valioso para aquele momento do seu cliente. Porém, você só conseguirá fazer isso quando entender a situação desse cliente, bem como os desafios e problemas.
Você vai conseguir agregar muito valor à empresa quando fizer essa imersão no cliente, dando foco na necessidade que o seu cliente tem.
Diante dessa pesquisa e análise, você conseguirá moldar a sua proposta nas expectativas do cliente.
Foque em suas reais necessidades para ganhar novos clientes
Todos nós costumamos colocar a emoção acima de qualquer outro sentimento, e por isso, em cada conexão emocional que realizamos com os clientes se torna positiva, principalmente com o objetivo de focar nas suas reais necessidades.
Assim, ele se sente mais confortável com você e pode compartilhar opiniões mais íntimas. Mas isso não significa que você deve fazer disso uma grande amizade para sempre, claro, só se for o seu desejo.
A nossa dica é que você se conecte com o cliente a ponto de ele entender que não é só mais um para a sua empresa. Torne a experiência desse cliente um momento incrível e que ele sinta a necessidade de compartilhar com os seus conhecidos.
É interessante destacar somente que nem toda experiência será positiva, visto que todos nós temos uma forma diferente de nos relacionar com os outros. Inclusive, esse momento tido como negativo será importante para entender o que não repetir.
Seja amigo do seu cliente e ouça ele
Ser um amigo do seu cliente significa que você vai dar a ele a abertura necessária para entender as suas ambições e o que está incomodando essa pessoa. Assim, você vai poder entender como será a sua ação diante desse cenário.
Pelo menos em um primeiro momento, não encha esse cliente de pergunta, pois isso faz com que a pessoa se sinta mais reclusa e não queira interagir tanto assim. Deixe-o livre para falar o que pensa sobre o que quiser.
Em algum momento, essa pessoa vai te dar abertura para você explicar melhor sobre o seu produto e como isso pode ajudá-lo. Roteirizar esse encontro com o cliente pode ser interessante, mas tente não deixar robotizado.
Descubra seus desejos e anseios
Para conquistar e fidelizar novos clientes, você deve entender algumas características desse público, especialmente os seus desejos e anseios. Para isso, compreenda também o maior medo desse cliente, uma informação está ligada a outra.
Abaixo, listamos alguns dos questionamentos que você deve fazer ao seu cliente:
- O que acontecerá com o cliente se ele não adquirir o seu produto, como ele vai resolver a dor dele?
- Como o seu produto conseguirá solucionar o problema desse cliente
- Quais são as principais vantagens do cliente em comprar o seu produto
- Por outro lado, quais são os pontos negativos de o cliente adquirir o seu produto
- O que a sua empresa pode oferecer que os outros concorrentes não ofertam
- Qual motivo pode ser determinante para o abandono dos clientes, em relação a sua empresa
Após fazer essas reflexões, você conseguirá oferecer ao seu cliente o que ele precisa, e não somente deseja, afinal, você o entende por completo e se preocupa com os anseios dele.
Além disso, a partir do momento que você oferece a solução para alguma dor desse cliente, isso agrega muito valor à sua marca, o que gera uma sensação de gratidão em relação a empresa.
Use a internet para atrair novos clientes
A internet com certeza se tornou um grande palco para demonstrar aos clientes os seus produtos e serviços, no geral. Por esse motivo, você deve usar a internet como a sua aliada, sempre agregando muito conteúdo de valor para os clientes consumirem.
Na verdade, a internet pode ser a porta de entrada para a conversão de muitos clientes. Mas você deve estar se perguntando como fazer isso.
Na prática, a internet oferece muitos modos de expor o seu produto, através de vídeos, textos, podcast, imagem e muito mais. Portanto, você precisa definir qual desses métodos o seu público mais consome.
Depois dessa resposta, você conseguirá produzir um conteúdo de valor que com certeza chegará às pessoas que esperam, mas será necessário investir nessa parte.
Por exemplo, se você deseja apostar em textos, uma boa dica é seguir as regras de SEO e melhorar o seu ranqueamento nos resultados de busca do Google, o que dará destaque à sua marca.
Por outro lado, se a melhor alternativa for posts no Instagram, invista em artes e conteúdo com qualidade, assim, chamará a atenção dos seus novos clientes.